Episódio #08

Este é o segundo episódio da série Especial do Orgulho LGBTQIA+. Nele tivemos a participação especial de Marcela de Moura e Mariana Mortani, onde discutimos sobre ocupar e viver o cotidiano da letra L de “lésbica”. Falamos sobre a descoberta de cada uma e também rimos muito com algumas histórias de vida das convidadas. Passamos pela importância da visibilidade e da existência de aliados na luta contra o machismo e a lesbofobia.

No Bi-Fi de hoje as dicas foram as seguintes:

Zé começou indicando o filme “Pariah” que conta o drama da adolescente Alike. Enquanto amadurece, ela tem que decidir se deve expressar sua sexualidade abertamente ou viver de acordo com os planos que seus pais têm para ela. A outra indicação, puramente por nostalgia, foi a série “Xena: A princesa guerreira” que narra a história de uma princesa guerreira que foi conhecida como Destruidora das Nações. Depois de mudar, Xena tenta se redimir de todo mal que causou e é quando ela conhece Gabrielle, uma trovadora de uma pequena cidade, cheia de vida e louca por aventuras. Juntas, elas viajam e passam pelas dificuldades a fim de derrubar os piores oponentes e fazer do mundo um lugar melhor.

Mariana indicou alguns perfis. O primeiro foi o “Cadê LGBT” (@cadelgbt no twitter) de Maria Freitas (@mariafreitaslivros), uma autora de livros e contos bissexuais. O segundo perfil foi o de Clara Alves (@claraalvesg) autora de conectadas. Ela também indicou o perfil de Olívia Pilar (@oliviapilar_) autora negra de contos/histórias de mulheres negras que amam mulheres negras. Na sequência indicou Elayne Baeta (@elaynebaeta). Por fim, indicou o Se Liga Editorial (@seligaeditorial) e os próprios perfis (@MMortani) em todas as redes sociais.

Cammys indicou o filme “I can’t think straight” (Não consigo pensar hetero) que tem temática lésbica e foi realizado por Shamim Sarif, que relata a descoberta do amor entre duas jovens de descendência palestiniana e indiana, residentes em Londres.

Marcela indicou a websérie canadense Carmilla baseado no livro de mesmo nome. A websérie passa na fictícia Universidade de Silas na Estíria, Áustria e é contada através de vlogs gravados por Laura, uma aluna do primeiro ano de Jornalismo. Quando Laura começa a investigar o desaparecimento da sua colega de quarto, ela é atribuída uma nova colega de quarto, chamada Carmilla. Já o livro e o filme Carmilla se tratam de uma ficção gótica do escritor irlandês Joseph Sheridan Le Fanu. Narrados por Laura, uma jovem estiriana que conta os dias passados na companhia da misteriosa Carmilla e os eventos estranhos que ocorreram na região após a sua chegada. Um grande clássico da literatura britânica que apresenta a primeira vampira feminina da literatura, criou o tropo de vampira lésbica, inspirou diretamente Dracula e marcou a literatura gótica.

Becky indicou o canal do Youtube “Nuhé” que foi idealizado por Alice Pataxó, uma indígena da etnia pataxó. Nuhé é um espaço de descolonização, com o olhar indígena pelo próprio indígena.

Sigam nossas convidadas nas redes sociais!

Marcela de Moura: @marcelademoura no Instagram

Mariana Mortani: @MMortani no Instagram, Twitter e Youtube

Não esqueçam de seguir o Bisão Voador nas redes sociais: @bisaopodcast no instagram e no twitter.

Entrem em contato conosco para deixar alguma dúvida, um xero ou uma sugestão no e-mail: bisaopodcast@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s