Episódio #49

Bem-vindes de volta, Manada Alada! Este é o primeiro episódio oficial do ano de 2021, com o fim de nosso hiato e um retorno triunfal com um episódio para lá de delicioso! Dessa vez recebemos Rod Gomes (@orodgomes no Twitter e no Instagram), que é parte do podcast Imensa (@IMENSApod no Twitter e no Instagram), junto com Keissy Vanderley (@keissyv_ no Instagram e @MeoZeus no Twitter), que é fotógrafa e faz um trabalho incrível com autoestima e aceitação de corpos. Rolou um papo sobre gordofobia e o que o ativismo gordo tem feito para que as pessoas gordas maiores e menores sintam-se mais acolhidas e reivindiquem seus espaços e direitos na sociedade.

No Bi-Fi de hoje, as dicas foram as seguintes:

Zé indicou o reboot maravilhoso feito do anime Fly, o pequeno guerreiro, agora chamado de Dragon Quest: The Adventure of Dai. A trama acompanha a vida do jovem Dai (Fly, na versão conhecida no Brasil) que viaja pelo mundo em um universo repleto de elementos de RPGs japoneses. A história é baseada na série de videogame Dragon Quest, e, nos anos 1990, bombou aqui no Brasil, então esse reboot tá com tudo! As lutas estão mais bonitas, o visual está caprichado e vale muito a pena revisitar esse universo.

Já Becky indicou o livro Antes de tudo acabar, da autora mineira Mary C. Müller, que fala sobre o jovem Rafael, de 17 anos, em seu ápice de descobertas adolescentes, amadurecendo, finalmente percebendo que o universo não gira ao seu redor e que, mesmo em meio aos seus problemas, talvez pessoas mais próximas precisem dele mais do que ele imagina…

Keissy falou sobre a importância de influencers gordes e indicou os Instagrans @alexandrismos e @caiorevela, por serem pessoas que estão sempre na luta contra a gordofobia e tentando mostrar a todes que, acima de tudo, o importante é você estar bem consigo. Além disso, indicou a minissérie da Netflix “Por trás dos seus olhos“, uma adaptação do livro de Sarah Pinborough. A história fala sobre Louise, uma jovem secretária que acaba se envolvendo com o chefe e ficando amiga da esposa deste, formando um nó muito complicado de sair.

E, por último, Rod indicou a antologia de história Gordes, lançada pela maravilhosa editora Se Liga, cuja sinopse diz o seguinte: Pessoas gordas sofrem preconceito em todos os âmbitos de suas vidas: profissional, social e afetiva. Esse preconceito é conhecido como gordofobia. Nossa sociedade naturalizou pequenas violências – como não encontrar uma roupa do seu tamanho – e grandes – como não ter o direito de ir e vir e ter sua saúde negligenciada. A luta contra a gordofobia não é apenas sobre moda e autoestima. É – também – sobre melhorar a formação dos profissionais de saúde; mudar a infraestrutura dos hospitais e transportes; promover leis antidescriminação; gerar debates em escolas; incentivar a representatividade positiva na mídia. Nessa antologia, criamos um espaço seguro para que gordes reivindiquem o protagonismo e celebrem seus corpos.

Além desse livro, ele também citou o livro Positiva, da autora Marcela Brasão, que conta a história Rosa, uma mulher que está vivendo o melhor momento de sua vida – até que tudo vira de cabeça para baixo ao se descobrir grávida! Aos 40 anos, sua cabeça vira um completo nó, e, durante todo o tempo de gestação, ela tem que lidar com as diversas inseguranças, medos, lidar com o ex-abusivo, e todas as coisas com as quais mães precisam lidar no dia a dia.

Gostasse? Entrem em contato conosco para deixar alguma dúvida, um xêro ou uma sugestão no e-mail: bisaopodcast@gmail.com.

Ah, e não deixem de seguir nossos convidades nas redes sociais! Tem muita coisa boa para vocês curtirem por lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s