Uma vadia contemplada – Lil Nas X e minhas impressões sobre Montero

Ver a imagem de origem
Capa do álbum Montero do cantor Lil Nas X

Olares a todes. Zé mais uma vez neste espaço todo nosso para falar sobre lançamentos musicas PORQUE SIM! E, hoje vamos de Lil Nas X. E eu já quero começar dizendo que estamos numa sequência de lançamentos por três semanas consecutivas contando os álbuns de Kanye West e Drake. Um prato cheio pra galera que ama música e que acabou criando expectativa pelo álbum Montero de Lil Nas X, já que rolaram disputas acirradas nas paradas de sucesso mundiais.

E como qualquer álbum de um artista em ascenção, mesmo antes de “nascer”, Monteiro já causou muita polêmica por conta da campanha de marketing idealizada pelo cantor. Só que, mais que as polêmicas, o álbum é um mix musical que vai além de ser dançante, pois carrega emoções que trazem muitas particularidades de Lil Nas X, além de estar repleto de críticas à indústria da música e para aquele parente, vizinho, amigo ou desconhecido que ama bater no peito pra relativizar homofobia e racismo.

E vamos de falar das faixas (Lembrando que eu fiz uma série de tweets lá no perfil do Bisão Voador, só clicar no link e dar uma olhada nas minhas primeiras impressões sobre o álbum)!

Ver a imagem de origem

A faixa de abertura já era conhecida por todes nós. “Montero (Call Me By Your Name)” é uma música super envolvente e que tinha a verdadeira premissa de carregar o álbum nas costas. Inclusive, como é gostoso rebolar no capiroto (ain ain prazer).

Na sequência temos Dead Rigth Now com um trabalho visual belíssimo disponível no YouTube do cantor. Com uma mistura de trap, hip-hop e pop, é muito difícil não entrar nos embalos melódicos e foi muito divertido achar que Ariana Grande poderia ter escrito essa.

Industry Baby é uma das minhas preferidas do álbum e que me conquistou mais ainda durante a apresentação de Lil Nas X e Jack Harlow no VMA. Os versos de rap são meus favoritos e a vontade de quebrar a coluna com todo o peso do meu corpo numa rebolada violenta segue firme e forte. Se ainda não checaram, o clipe também é lindo!

Temos novo single!? TEMOS SIM! Na madrugada de estreia do álbum também ganhamos o presente estético e melódico que é “That’s What I Want“. Até agora, os elementos principais dessa mistura de ritmos que criam o ambiente e a personalidade de Lil Nas X foram super bem exploradas e aplicadas de uma forma super coesa!

É com a vinheta “The Art of Realization” que começamos a sentir uma diferença nas pegadas das próximas músicas e que começamos a perceber que a genialidade de Lil Nas X é enorme.

Call Me By Your Name GIFs - Get the best GIF on GIPHY

A segunda parte do álbum começa com a participação de Doja Cat em “Scoop“, e, me desculpe quem não gostou, mas isso é uma falha de caráter nítida! Aqui a aposta melódica foi incontestavelmente incrível. Mas, tenho que dizer que me senti triste em não ouvir a voz de Elton John em “One Of Me“. Essa participação era uma das minhas maiores expectativas e, embora Lil Nas X tenha entregado ótimos trabalhos vocais, a gente que é cacura sente saudade de ouvir nossas divas do passado. Isso felizmente muda, porque minha tristeza é transformada em uma mistura de alegria e êxtase ouvindo “Lost in Citadel” que já me entregou um grito forte de liberdade (pra não dizer outra coisa, ain ain prazer).

MAS O QUE FALAR DE “DOLLA SIGN SLIME“? Não sei. Até porque como cadelinha de Mamãe Megan Thee Stallion, a gente só consegue aplaudir porque tudo o que ela toca vira ouro (Midas, por que choras?).

Lil Nas X: 5 motivos para virar fã do cantor de "Montero" - Purebreak

A sequência dá a impressão de que temos mais um encerramento no álbum com a virada para “Tales of Dominica“. Confesso que ela me tocou de um jeito inesperado. Fico pensando em como vai ser bom ouvi-la numa bad aleatória pra me afundar em mais tristeza e levantar o rosto plena como Paola Bracho.

Sun goes Down” é aquilo, né? COLDPLAY! Na moral. Não dá pra não dizer que parece que você vai escutar um “The Scientist” ou alguma música aleatória de “Los Hermanos” que nos faça querer chorar três anos seguidos (seja por ser má executada ou por ter uma letra muito boa). Isso marca o álbum que começa a trazer narrativas cada vez mais intimistas. E é exatamente isso que sinto ouvindo “Void“. A letra é tão potente e os trabalhos vocais estão tão incríveis que a primeira coisa que disse foi “TEM QUE TER GOGÓ!” e é sério, cada falsete era uma lágrima de alegria que descia.

music on tumblr — zacharylevis: LIL NAS X “Sun Goes Down” | 2021,...

Com tantas viradas inesperadas, “Don’t Want It” chega nos dando a impressão de que estamos de volta à primeira parte do álbum. Pra mim é fácil gostar desse encontro de hip hop, rap e pop que Lil Nas X faz. E, se fosse uma decisão minha, apostaria nessa como próximo single.

Life After Salem” parece o grito das masoquistas. Confesso que me senti representada até demais. hahahahahahahahah! Mas um dos pontos altos do álbum é “Am I Dreaming” que tem participação de Miley Cyrus. Eu ainda estou me tremendo por inteiro porque essa foi a forma mais incrível de fechar uma sequência de músicas tão boas e de mostrar tanta versatilidade desde a construção das letras até as mudanças propositais de abordagens.

Lil Nas X GIFs - Get the best GIF on GIPHY

O que posso dizer do álbum como um todos? Hmmm… Tivemos muitos momentos altos e eles instigam tanto que você sente que precisa ouvir Montero do início ao fim. Com várias músicas dançantes e com uma proposta visual (VEJAM OS VÍDEOS NO YOUTUBE) super colorida e bem potente, conseguimos mergulhar no conceito do álbum e aplaudir Lil Nas X por esse trabalho DELICIOSO!

E se você chegou aqui e quer nota, esse álbum está ótimo, mas tem algumas questões de músicas aqui e ali, como a mudança de ordem ou os cortes de expectativas (que ainda estão me matando) com a participação de Elton John. Ainda assim, estamos com uma ótima pontuação para um primeiro lançamento!!! Nota 9,0 no Zé BItchfork.

E é isso aí!!! Quem gostou, bate palmas! Quem não gostou, bate palmas também porque eu demorei muito fazendo isso. Eu hein!?

E não esqueçam de ouvir o Bisão Voador e nos acompanhar nas redes sociais. Beijinho, beijinho, tchau, tchau!

Lil Nas X Lil Nas X Kissing GIF - Lil Nas X Lil Nas X Kissing Gay -  Discover & Share GIFs

1 Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s