Episódio #78

Olá, Manada Alada! Mais um Bisão entre nós, dessa vez, com a participação ilustre de Lidomar Nepomuceno (Instagram e Twitter) que é produtor d’O Hebreu, um podcast para falar sobre religiosidade. TÁ PASSADAH? Pois nessa conversa, falamos sobre a famosa saída do armário, das vivências de uma pessoa LGBTQIAP+ na igreja e de tantas fofocas que não dá pra ficar de fora!!!

E, claro, tivemos o quadro favorito de vocês, o Bi-Fi, com indicações quentíssimas!

Começando com Zé que indicou a animação japonesa “Build Divide: Code Black”.

Sinopse: Em Nova Kyoto, uma cidade governada pelo “Rei”, o valor de uma pessoa é determinado pela sua força no jogo de cartas Build Divide. Rumores circulam sobre Nova Kyoto e o seu rei. “Se você derrotar o Rei em Build Divide, qualquer desejo será realizado.” E para desafiar o Rei, é necessário participar na batalha TCG conhecida como Rebuild, e a “Chave” deve ser concluída. Todos têm um desejo que anseiam realizar. Teruto Kurabe, um menino que jurou matar o rei, e Sakura Banka, a misteriosa menina que o guia, lançam-se na batalha de Reconstrução. Com Nova Kyoto como cenário, a cortina sobe e a batalha por Teruto e seus amigos começa!

Na sequência, Lidomar fez uma chuva de dicas começando pelo livro “No armário do Vaticano: Poder, Hipocrisia e Homossexualidade” de Frederic Martel. Um best-seller do New York Times. Lançado simultaneamente em vinte países. Um relato sobre a corrupção e a hipocrisia no coração do Vaticano.

Sinopse: “Por trás da rigidez há sempre qualquer coisa escondida: em numerosos casos, uma vida dupla.” Ao pronunciar estas palavras, o papa Francisco tornou público um segredo que esta investigação vertiginosa explora, pela primeira vez, com grande detalhe. No armário do Vaticano expõe a decadência no coração do Vaticano e na Igreja Católica atual. Um trabalho brilhante baseado em quatro anos de pesquisas rigorosas, que inclui entrevistas com dezenas de cardeais e encontros com centenas de bispos e padres.

Outro livro indicado foi “Deus Queer” de Marcella Althaus-Reid, que apresenta uma nova teologia a partir das margens dos desvios sexuais e da exclusão econômica. Seus capítulos sobre a Teologia Bissexual, a santidade sadeana, os cultos afro-brasileiros frequentados por gays no Brasil e a santidade queer marcam a busca por uma face diferente de Deus — Deus Queer — que desafia os poderes opressivos da ortodoxia heterossexual, da branquitude e do capitalismo global.

Ainda nas indicações de livros, Lidomar encerrou a primeira série de indicações com o livro “Teologia Negra: O sopor antirracista do Espírito” de Ronilso Pacheco, que apresenta uma oportunidade para aqueles que creem no Deus cristão e querem um mundo melhor, que a luta antirracista — inclusive contra o racismo religioso, que estimula a perseguição às religiões de matriz africana — é um imperativo na sua relação com Deus e a comunidade.

Na última série de dicas, Lidomar indicou uma série já falada por Becky aqui: Missa da meia noite, que é original NetFlix e segue disponível pra quem curte um terrorzinho de leve envolvendo comunidades religiosas. Logo em seguida, ele indicou os perfis da Reverenda Alexya Salvador (Instagram), que fala sobre a sua ligação com Deus e seus caminhos enquanto pastora; de Izabel Accioly, conhecida como Afroantropologa, que usa seus espaços para falar sobre relações raciais; também indicou o Hebreu podcast, que vocês já tiveram um gostinho com a participação dessa criatura perfeita; o Projeto Redomas, que é um podcast feito para dar voz às mulheres dentro das igrejas e espaços de fé cristãos; e, por fim, a artista Ventura Profana que pode ser escutada em seu agregador de áudio favorito!

Finalizando as indicações, Zé roubou a indicação e Becky pra avisar que a banda Fresno lançou recentemente um álbum novo, o “Vou Ter Que Me Virar” que está uma coisa assim: perfeita. Tem participação de Lulu Santos e músicas para agradar os ouvidos emos de todes!

E foi isso, meu amores! Espero que gostem das indicações e acompanhem todas elas!

Não esqueçam de seguir nosso querido convidado em suas redes sociais!

Lembrando que somos @bisaopodcast no Instagram e no Twitter.

Entrem em contato conosco para deixar alguma dúvida, um xero ou sugestões no e-mail: contato@bisaopodcast.com

Essa é uma inciativa de dois avatares bissexuais: Becky (Twitter e Instagram) e Zé (Twitter e Instagram).

Seja um apoiador do Bisão Voador! Acesse: apoia.se/bisaopodcast ou manda um PIX utilizando o nosso e-mail.

Edição: Nara Lívia (Instagram)

Roteiro e apresentação: Becky Cunha e Zé Henrique

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s